quinta-feira, 26 de junho de 2008

Aldeia da Esperança


Sheila mora na Aldeia da Esperança desde novembro de 2002. Uma residência para deficientes mentais leves e moderados. Atualmente são 64 residentes sendo que cada um mora em uma casa com dormitório, closet, banheiro, sala e kitinete. Algumas casas possuem dois dormitórios com banheiros, uma sala e uma cozinha. Existe uma convivência comunitária porém, com o intuito de conseguirem alcançar a liberdade e responsabilidade. As atividades são variadas: ajudantes de cozinha, lavanderia, portaria e administração. Ocupam-se com a oficina de saco de lixo, artesanato variado, horta, aulas de ioga, ginástica e natação.

Sheila destaca-se na Aldeia trabalhando na horta, estufa e regando os jardins. Elabora vários artesanatos como pintura, bordados, tapeçaria e bijuterias. Anteriormente cuidava de dois coelhos e atualmente recebeu de presente o Sansão, um cachorro basset. Ela tem um carinho especial pelos animais. Quem sabe se estes animais lhe oferecem um melhor carinho já que os humanos não conseguem entender seu próprio mundo.

Existem passeios de fim de semana e viagens duas vezes ao ano. A minha escolha combinada com a Sheila é que faça os passeios uma vez ao mês e uma viagem ao ano.

A cada dois meses aproximadamente eu a trago para minha casa em São Paulo para que ela possa ver sua família. Mas, o que ela mais gosta é ficar na Aldeia da Esperança junto ao seu namorado e com suas atividades.

Todos os sábados vou visitá-la e conversamos. Ela me conta sobre o que aconteceu durante a semana e filosofamos a respeito de conceitos da vida e sobre o seu comportamento.

Estarei postando mais a respeito e responderei as perguntas ou opiniões de vocês.

Yvonne Falkas

5 comentários:

Cris Frank disse...

Estou feliz em saber que Sheila está muito bem adaptada na Aldeia. Trabalha, namora e fez várias amizades, além de ter todo um atendimento de profissionais e atividades enriquecedoras para o seu bom desenvolvimento.

Tenho certeza de que ela se sente muito feliz por ter alcançado uma certa independência em sua vida.

Parabéns Sheila !!
Abraços, Cristina L. Frank

Anônimo disse...

essa semana estou fazendo coisas para o natal desdobrando caixas e
aprendendo coisas novas do atelie
eu fico feliz de aprender essas coisas estou cuidando das flores e
da estufa e gosto muito desse traba
lho passeio com o meu cachorro todos os dias quando faco minha caminhada
um beijo sheila

Anônimo disse...

5 de marco fui no simba safari com
a gisele la vi leao macaco camelo
girafa bambi e la acariciei os bambis e sao mansos tinha lhama avestruz e la comi coxinha e tomei refrigerante.fomos eu gisele maria
helena,neste dia fizemos o encerramento das sessoes com gisele,pois hoje estou madura e nao
preciso deste acompanhamento.mas
sempre vou gostar da gisele,que foi muito importante na minha vida.
beijos sheila

Anônimo disse...

domingo fui para a barra bonita andei de barco e passiei de trem.
sabado vai ser pessach e domingo
vai ser pascoa, e vai ter venda de artesanato.Também vou comprar roupa e ficar dois dias em sao paulo.

Um beijo
Sheila

Anônimo disse...

Pela foto, sua casinha na Aldeia parece bem bonita e aconchegante. Seus trabalhos de artezanato, pintura, jardinagem, além dos passeios e cuidar de um cãozinho amigo são atividades que nos fazem feliz. Parabéns, Sheila1 Um abraço apertado...Eliana